São Paulo recebe mostra em homenagem aos 80 anos de Tom Zé
Exposição que celebra a vida do cantor e compositor baiano ficará aberta até 20 de maio
© Divulgação / Anderson Yagami
Cultura Música
A Caixa Cultural São Paulo recebe, de 14 de março a 20 de maio, a exposição 'Tom Zé 80 Anos', que celebra as oito décadas de vida do artista. A mostra reúne obras gráficas, digitais e interativas que reavivam a trajetória do cantor e compositor baiano.
Fotos de acervo, textos com inclusões em braile e vídeos extraídos de diversos documentários ajudam a contar a história de Tom Zé: a vida no interior da Bahia, o começo de carreira, a Tropicália, o reconhecimento internacional, os prêmios e homenagens recebidas ao longo dos anos. Entre as obras, uma linha do tempo detalhada perpassa os anos de vida do artista. Este trabalho gráfico-visual é assinado pelo designer, produtor de mídia interativa e curador da exposição, André Vallias.
A efervescência musical do cantor também ganha destaque. De 'Tom Zé - Grande Liquidação', primeiro disco autoral lançado em 1968, até 'Canções Eróticas de Ninar', lançado no ano passado, a discografia completa de Tom Zé estará disponível na exposição.
"É uma celebração dos 80 anos do artista, focando bastante em sua obra e em seu pensamento musical. Trabalhamos muito em cima das letras mais emblemáticas dele", explica Vallias, que possui no currículo, entre outros trabalhos, a exposição Gil 70 anos, que passou por Salvador em 2013.
Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga pessoal de Tom Zé, Bete Calligaris, a exposição traz também a contribuição textual do escritor Antônio Risério, além de uma pequena mostra de um acervo pessoal com mais de 10 instrumentos inventados pelo artista e utilizados por ele em muitas de suas gravações e shows.
"Além de um tropicalista sem igual, sempre original, e um dos artistas mais vanguardistas que temos, Tom Zé é também um amigo há mais de 25 anos. Depois de ter dedicado homenagens a grandes nomes da MPB, me senti na necessidade de também prestar essa reverência a ele, que celebrou recentemente 80 anos de vida. Quero proporcionar essa alegria a ele. Iniciamos essa exposição na Caixa Cultural Salvador, onde Tom Zé nasceu, e conseguimos trazê-la para São Paulo, cidade que ele escolheu para viver", resume Bete Calligaris. Com informações do site da Caixa Cultural.