No Dia do Teatro, conheça um pouco da riqueza cultural brasileira
País tem espaços que datam do século 18 e ainda recebem espetáculos
© Natasha Montier/ GERJ
Cultura #DiaDoTeatro
Nesta terça-feira (27), é comemorado o Dia Mundial do Teatro, data que o Brasil tem motivos de sobra para celebrar: de norte a sul, o País conta com grande diversidade de espaços – dos mais tradicionais aos menos conhecidos – que recebem espetáculos de circo, teatro e dança. Saiba mais:
Fomento e incentivo
Aqui no Brasil, a Fundação Nacional das Artes (Funarte) é o órgão responsável pelo fomento e incentivo aos teatros que administra. É a Funarte que promove bolsas, prêmios, programas de circulação de artistas e bens, oficinas, publicação de livros, recuperação e disponibilidade de acervos, consultoria técnica e eventos culturais etc. O órgão mantém espaços no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
+ Japonesa e russo ganham ‘Nobel’ da literatura infantil
Ainda em 2018
A Funarte vai lançar o edital do Prêmio Funarte de Dramaturgia, que vai aceitar participações de todo o País e vai selecionar textos dramatúrgicos inéditos. O investimento será da ordem de R$ 208,3 mil. Além disso, o orçamento da Funarte inclui também o orçamento da Escola Nacional de Circo, de R$ 1,8 milhão.
Tradição
O teatro da Funarte mais antigo que ainda recebe programação é o Teatro Municipal de Ouro Preto (1770). Alguns espaços tradicionais são o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Theatro Municipal de São Paulo. Outros teatros antigos que recebem programação regularmente são o Teatro Amazonas (1896), o Theatro da Paz, em Belém (1878), e o Teatro Santa Isabel, no Recife (1869). Com informações da Funarte.