Mostra traz retrospectiva de filmes de Ken Loach ao Rio
Mais de 20 longas-metragens do cineasta britânico serão exibidos em evento na Caixa Cultural
© Divulgação
Cultura Cinema
A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe, de 3 a 15 de abril, a mostra 'O Cinema Político de Ken Loach', que exibirá uma seleção de 22 longas-metragens realizados para o cinema, entre documentários e filmes de ficção, desde Kes (1969), considerado um dos melhores filmes já realizados no Reino Unido, até Eu, Daniel Blake (2016 - foto), ganhador da Palma de Ouro em Cannes. A curadoria é de Claudia Oliveira e Fernanda Bastos.
A retrospectiva é uma homenagem ao cineasta britânico que, após inúmeros prêmios e diversas obras-primas, desistiu da aposentadoria, em 2014, aos 79 anos, pois não conseguiu permanecer quieto com o rumo que o mundo está seguindo.
A programação inclui filmes do início da carreira de Ken Loach no cinema, como os inéditos Looks and Smiles (1981), vencedor do prêmio Young Cinema no Festival de Cannes; e Hidden Agenda (1990), estrelado por Frances McDormand e prêmio do Júri no Festival de Cannes. Serão exibidas, ainda, produções marcantes como Terra e Liberdade (1995) sobre a Guerra Civil Espanhola e ganhador de diversos prêmios como o César e o European Film; Ventos da Liberdade (2006), sobre a rebelião irlandesa de 1920 e ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes; e seu mais recente documentário O Espírito de 45 (2013).
+ Sony libera primeiros 10 minutos de filme de Ridley Scott; veja
Com uma obra inteiramente ligada a questões político-sociais, Loach é uma voz dissonante no discurso sobre a realidade dos países que compõem o Reino Unido. Ele retrata a classe trabalhadora e todas as dificuldades que ela enfrenta no cotidiano de países ricos, mas ainda assim desiguais. Abordando temas como imigração ilegal e exploração de trabalhadores com a crueza que esses assuntos demandam, Loach nunca perde a ternura e o humor.
"Se você faz filmes sobre a vida das pessoas, a política é essencial. É a essência do drama, a essência do conflito", comenta Paul Laverty, parceiro de Ken Loach desde o início de sua carreira, no documentário Versus: the life and films of Ken Loach (2016). "Ken quer fazer filmes sobre como o mundo funciona. Ele é o diretor mais esquerdista e subversivo que a Inglaterra já teve. E um perfeito cavalheiro", declara.
Atividades extras
A mostra promoverá, em 7 de abril, às 19h, um debate sobre a obra do cineasta, com participação da curadora Fernanda Bastos e do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca, que cobre há muitos anos o Festival de Cannes e já entrevistou Loach diversas vezes. O debate tem entrada franca, com senhas distribuídas uma hora antes do início da sessão.
Em 13 de abril, Sérgio Veloso, professor de Relações Internacionais da PUC-RJ, conversa com o público logo após a exibição do documentário O Espírito de 45, em uma sessão comentada. Com informações do site da Caixa Cultural. Veja aqui a programação completa.
Serviço
Mostra O Cinema Político de Ken Loach
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Telefone: (21) 3980-3815
Data: de 3 a 15 de abril de 2018 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Lotação: 80 lugares (mais 2 para cadeirantes)
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h