Olodum começa as comemorações dos 40 anos com show no Pelourinho
Bloco afro foi fundado em 25 de abril de 1979
© Reuters / Lunae Parracho
Cultura Salvador
O primeiro de uma série de shows do Olodum, em celebração a quatro décadas de existência, será neste domingo (29), em pleno Pelourinho, em Salvador. De acordo com o vice-presidente Marcelo Gentil, além de concertos, nacionais e internacionais, o bloco afro planeja retomar seminários e o Festival de Música e Artes do Olodum, o Femadum.
A festa do Olodum inclui ainda a exposição "Alma da Bahia", da fotógrafa e antropóloga italiana Patrizia Riancotti, com textos de Jorge Amado. Um dos hits do carnaval deste ano, "Sereia", de Alisson Lima, será gravada e lançada como single nas plataformas digitais.
+ Rihanna está gravando álbum duplo, diz site
O setlist deste domingo inclui clássicos como "Faraó", "Avisa Lá", "Rosa", "Vem Meu Amor", "Berimbau", "Protesto Olodum", além de canções sobre a importância de uma cultura de paz, como "Mãe Mulher Maria Olodum" e "Eu Digo Jah".
O bloco foi fundado em 25 de abril de 1979. A ideia era dar aos moradores do então Maciel a possibilidade de brincar carnaval, já que a comunidade era marginalizada por ser pobre e violenta.