Confira os principais candidatos à Palma de Ouro
Festival de cinema de Cannes começa nesta terça-feira (8)
© Divulgação
Cultura Cannes
O Festival de Cannes, que começa nesta terça-feira (8), terá dois filmes italianos concorrendo pela Palma de Ouro, prêmio máximo da mostra.
São eles: "Dogman", de Matteo Garrone, uma história inspirada em um dos maiores criminosos italianos, Pietro De Negri, conhecido como "Canaro della Magliana"; e "Lazzaro Felice", de Alice Rohrwacher, que relata a trajetória de amizade entre o contador Lazzaro, de 20 anos, e o idoso Tancredi.
Além deles, outro filme de destaque é "Todos lo Saben" (foto), do diretor iraniano Asghar Farhadi. O longa-metragem, que abrirá o festival, conta com atuações de Penélope Cruz e Javier Bardem. A trama se passa na Espanha, em um momento em que Carolina e seu marido realizam uma viagem para Madri, cidade onde seus familiares nasceram. Durante o tour, ela descobre segredos de seu passado.
+ Cannes 2018: Volta de Lars Von Trier, rixa com Netflix e feministas
Nesta edição, considerada a "das mulheres" por causa do domínio feminino no júri e das ações de luta pela igualdade de gênero e contra o assédio, três diretoras concorrerão à Palma de Ouro.
Além da italiana Rohrwacher, há a francesa Eva Husson, de "Les Filles du Soleil", sobre o grupo curdo "Filhas do Sol"; e a libanesa Nadine Labaki, de "Capernaum", fábula contemporânea sobre uma criança que se rebela contra as condições impostas a ela.
Outro destaque é "Three faces", do iraniano Jafar Panahi, ganhador do "Urso de Ouro" em 2015 por "Taxi Teerã". A presença do cineasta no evento foi solicitada às autoridades do Irã, pois ele está impedido de gravar filmes por 20 anos.
O russo Kirill Serebrennikov, que encontra-se em prisão domiciliar, também foi convidado. Ele é o responsável pelo longa "Leto", que também concorre à Palma de Ouro. (ANSA)