'Abstinência de Purpurina': O monólogo de uma brasileira em Portugal
Primeiro espetáculo do Coletivo Casa será encenado em Lisboa nos dias 7, 8 e 9 de junho
©
Cultura Teatro
'Abstinência de Purpurina' é o espetáculo inaugural do Coletivo Casa e, ao mesmo tempo, a estreia da atriz que o interpreta em palcos portugueses. Gaúcha de 26 anos, radicada em Lisboa há pelo menos dois deles, Roberta Preussler terá ainda a responsabilidade de dar vida, sozinha, ao texto da portuguesa Cátia Faísco - um monólogo.
"'Abstinência de Purpurina' surgiu de um desejo de partilha e de encontro", conta a atriz que, no Rio de Janeiro, integrava o grupo Teatro Terceiro Vetor. A brasileira conta ainda que a criação do espetáculo se deu por meio do processo de 'autoficção'.
+ Atriz revela que final de 'Game of Thrones' será polêmico
"É uma peça que propõe uma reflexão sobre as projeções que fazemos de nós mesmos. Nosso objetivo central é explorar o conceito de autoficção contemporânea e a potencialidade estética que tem. A partir daí, o espetáculo questiona o real, aproximando o palco do cotidiano e tornando aquilo que é ordinário em extraordinário”, explica Preussler.
"Veiculando uma interação não participativa com o público, 'Abstinência de Purpurina' gira em torno daquilo que projetamos no outro e de como essa fórmula apresenta, não invariavelmente, a reflexão daquilo que somos", acrescenta Cátia Faísco. A peça estreia nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Galeria Monumental, em Lisboa. Saiba mais sobre o Coletivo Casa aqui e sobre 'Abstinência de Purpurina' aqui.