Fernanda Takai 'garimpa' Tom Jobim em novo disco
“A ideia foi fugir de 'Garota de Ipanema' e 'Águas de março'", disse a vocalista do Pato Fu
© Bruno Senna Imagens / Divulgação
Cultura Música
"O Tom da Takai" é o nome do novo disco de Fernanda Takai, que resgata as pérolas escondidas no baú de Tom Jobim. A vocalista da banda mineira Pato Fu já tinha lançado um tributo à Bossa Nova em 2007, no disco "Onde brilhem os olhos seus", com releituras da obra de Nara Leão. O novo trabalho da cantora, compositora e musicista - que toca guitarra e violão - está disponível a partir desta sexta-feira (1º) nas plataformas digitais.
“Me considero uma ouvinte da bossa nova. Escuto dirigindo, escrevendo, levando a filha para a escola, viajando... Foi uma escolha muito intuitiva e descompromissada, mas não menos séria”, contou a artista em entrevista ao caderno "Viver", do Diário de Pernambuco.
+ 'Game of Thrones': ator revela quem ficará com o trono
A ideia sobre o novo disco, no qual Fernanda encontra Tom, teria partido de Roberto Menescal, outro nome forte do movimento que surgiu nos apartamentos da zona sul do Rio de Janeiro e ganhou o mundo.
Segundo a publicação, no seu show de 80 anos ele teria convidado a cantora para subir ao palco e cantar alguns clássicos de Tom. Menescal e Fernanda já haviam gravado juntos no tributo a Nara Leão, mas resolveram repetir a parceria, unindo as forças com Marcos Valle, que se juntou à dupla nos arranjos e na produção de "O Tom da Takai".
O álbum traz 13 faixas, pouco exploradas por outras intérpretes da Música Popular Brasileira ou por artistas internacionais. “A ideia foi fugir de 'Garota de Ipanema' e 'Águas de março'. Acho que um bom serviço à música é justamente contemplar esse repertório que começou no final dos anos 1950 e que a geração mais nova não conhece e talvez até a geração deles tenha esquecido", concluiu na entrevista.
Ouça uma das faixas de "O Tom da Takai", 'Bonita':