Festival Finos Filmes chega à 5ª edição com 14 curtas e debates
A programação é toda gratuita
© Divulgação
Cultura Cinema
Feminismo, urbanismo, debates éticos e intersecção entre cinema e música irão nortear a quinta edição do Festival de Finos Filmes, mostra de curtas-metragens que começa nesta segunda (4), na capital paulista. Ao todo, 14 produções comporão o festival, dividido em quatro seções temáticas. A curadoria é do diretor Felipe Arrojo Poroger, um dos criadores do evento.
A programação é toda gratuita. Roberta Gretchen em cena do curta 'Vaca Profana', de René Guerra Divulgação Roberta Gretchen em cena do curta 'Vaca Profana', de René Guerra Nesta segunda (4), a abertura fica por conta do lançamento do videoclipe "Recomeçar", de Tim Bernardes, dirigido por Poroger.
Após a exibição, o músico, que é também vocalista da banda O Terno, baterá um papo sobre cinema e música e irá escolher cinco videoclipes que o marcaram. Será no Cine Belas Artes, às 20h.
+ Ator diz que 'Vingadores 4' será 'mais chocante' que 'Guerra Infinita'
A mostra prossegue na sexta (8), no MIS (Museu da Imagem e do Som), com a exibição de filmes do artista Nuno Ramos, seguida de conversa com ele. Já no sábado (9), também no MIS, haverá debate e exibição de quatro curtas-metragens sobre a questão feminina. Entre os filmes que serão projetados a partir das 16h estão "Vaca Profana", de René Guerra, obra sobre uma travesti que quer ser mãe.No domingo (10), o MIS é palco de outros dois debates após a exibição de curtas.
O primeiro, a partir das 14h, é sobre ética, tema que perpassa cinco filmes, entre eles "Castigo", de Lucas Maia, e "A Gis", de Thiago Carvalhaes. O outro eixo é urbanismo, com a projeção de cinco filmes e um bate-papo com participação do empresário Facundo Guerra e do músico Maurício Pereira, mediado por Pedro Beresin, professor da Escola da Cidade.
Às 17h. Já no sábado (16), a Matilha Cultural exibe uma maratona com os curtas das seções sobre questão feminina (16h), ética (17h30) e urbanismo (19h). A programação completa pode ser vista no site da mostra: finosfilmes.com.br. Com informações da Folhapress.