Gravadora de Prince lança álbum póstumo por seu 60º aniversário
Disco gravado pelo artista em 1983 será lançado em setembro
© REUTERS/Chris Pizzello
Cultura voz e piano
Músicas gravadas por Prince em 1983, cantando e tocando piano, serão lançadas em 21 de setembro em um disco intitulado "Piano & A Microphone: 1983".
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7), dia em que o artista completaria 60 anos, pela Warner Bros. e pelos responsáveis por administrar o espólio dele.
Um dos maiores nomes da música pop nos anos 1980 e citado como referência por gerações de artistas graças à sua mescla de rock, funk e dance music, Prince morreu em abril de 2016, aos 57 anos.
As nove canções foram gravadas em um estúdio em sua casa em Chanhassen, Minnesota (EUA).
O formato intimista do material, em voz e piano, remete ao da última turnê de Prince, "Piano & A Microphone Tour".
+ Liam Payne canta para fãs em sacada de hotel em visita ao Rio
O repertório inclui rascunhos de músicas que depois fariam sucesso, como "Strange Relationship", "International Lover" e "Purple Rain", do álbum homônimo de 1984 que elevou o artista ao status de megacelebridade.
Uma das faixas foi liberada no Spotify junto do anúncio. É a canção "Mary Don't You Weep", um spiritual tornado célebre nos anos 1960 e 1970 nas vozes de cantores como James Brown (1933-2006) e Aretha Franklin.
Há ainda uma versão de "A Case of You", da cantora folk Joni Mitchell.
As músicas foram digitalizadas a partir de fitas do acervo de Prince, que mantinha um arquivo com registros de ensaios, gravações e shows, além de diários e anotações sobre composição e produção.
Esse material vem sendo catalogado há cerca de um ano e meio por uma equipe comandada por Troy Carter, da consultoria artística Atom Factory, que também é executivo do Spotify.
A pesquisa vem sendo publicada em um site (www.princeestate.com) com materiais como a discografia anotada de Prince.
O trabalho também gerou lançamentos da gravadora Warner Bros., como a versão original da música "Nothing Compares 2 U", divulgada em um vídeo com cenas de ensaios de Prince com sua banda à época, The Revolution.
O espólio planeja novos lançamentos, como um álbum com mais material inédito, em 2019.
Parte do acervo do artista, porém, segue interditado por pendências jurídicas -a Universal Music adquiriu em 2017 ativos, incluindo direitos de músicas, em um acordo que depois foi rescindido e segue pendente.
No mês passado, a investigação da Justiça americana sobre a morte do artista concluiu que ele teve uma overdose acidental de um remédio baseado no opioide fentanyl, usado contra dores severas. Com informações da Folhapress.