Seriado 'Chaves' vai ganhar musical no Brasil em 2019
Espetáculo terá músicas inéditas e será homenagem a Roberto Gómez Bolaños
© Divulgação
Cultura Teatro
Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves... E desta vez no teatro. O seriado que há mais de 30 anos diverte o público do SBT vai ganhar os palcos em 2019, em forma de musical.
Além de falar do personagem mais importante criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o espetáculo fará uma homenagem ao humorista. "Será um tributo a ele. Queremos contar como Bolaños conseguiu criar essa multidão de personagens", conta Adriana Del Claro, que cuida da produção.
+ Por engano, Amazon disponibiliza ep. de 'Doctor Who' antes de estreia
Ela diz que conta com o apoio das pessoas que ficaram responsáveis pelo espólio do artista. "Eles já nos mostraram parte do acervo e será possível mostrar algumas peças inéditas", promete Adriana. O espetáculo ainda tem a ajuda do SBT.
A ideia é que, no teatro onde o musical esteja em cartaz, tenha também um espaço que reproduza os cenários do seriado. "O público poderá sentir a experiência de se sentir na vila", diz Adriana.
"O Chaves é um personagem que precisa ser colocado no patamar dos palhaços famosos do mundo. Ele era um palhaço melancólico, sem pintura no rosto e que fazia um humor com poucos recursos", explica Fernanda Maia, que vai escrever o musical.
A peça terá tanto referências a episódios conhecidos quanto novas histórias. As músicas que os fãs gostam estarão lá, bem como composições inéditas. "Não compensa levar ao teatro o que já foi feito na televisão, mas também não podemos trair a memória afetiva das pessoas ligadas à série", conta Fernanda.
A escritora afirma que o elenco ainda não foi escolhido. "E não basta ser apenas parecido. Tem que ter a essência do personagem."
Fernanda ainda ressalta a qualidade de criação de Bolaños. "Sou atriz também. Já aconteceu, algumas vezes, de um diretor, em uma peça séria, usar como referência alguma passagem criada para o Chaves", conta.
Ainda não há data nem local definidos para a estreia. Com informações da Folhapress.