Meteorologia

  • 24 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Levy cita livro 'Tufão', de Joseph Conrad, para explicar o momento

O enredo do romance se desenrola dentro do navio Jukes, que em certo momento se vê absorvido pela força desestabilizadora de um tufão

Levy cita livro 'Tufão', de Joseph Conrad, para explicar o momento
Notícias ao Minuto Brasil

11:51 - 25/09/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Turbulência

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, citou no período da noite de quinta-feira, 24, o livro "Tufão", do escritor polonês Joseph Conrad (1857-1924) para explicar a tormenta pela qual passa a economia brasileira.

O enredo do romance se desenrola dentro do navio Jukes, que em certo momento se vê absorvido pela força desestabilizadora de um tufão.

"Na verdade, o furacão atingira o navio com toda sua força, devastando o tombadilho; e os marinheiros aturdidos e desesperados refugiavam-se no corredor de bombordo sob a ponte de comando", diz o romancista. Mas o capitão, segundo o ministro Levy, conseguiu vencer a turbulência e conduzir a embarcação e todos que estavam a bordo a um porto seguro.

Assim, de acordo com o ministro, que participou na quinta-feira à noite de premiação "Melhores da Dinheiro" da Revista IstoÉ Dinheiro", deverá ser com a economia brasileira, que passa por uma tempestade, mas reencontrará o caminho do crescimento graças à medidas que estão sendo e continuarão sendo tomadas pelo governo.

Para Levy, alguns setores da economia já começam a responder de forma positiva às medidas que já foram tomadas, embora os resultados possam, ainda, não estar sendo vistos por todos. A convergência das expectativas de inflação para dentro da meta, é um exemplo, segundo ele.

O ministro, em mais uma analogia entre o furacão que se abateu sobre o Jukes e a tormenta que por hora assola a economia brasileira, voltou a dizer que parte considerável da atual crise econômica doméstica advém de variáveis não econômicas e que se não fossem elas, a economia brasileira estaria produzindo resultados bem melhores.

"Todo ajuste traz custos no curto prazo e benefícios de forma moderada", disse Levy para uma plateia de empresários e políticos. Mas ele assegurou estar certo de que o País vai retomar o crescimento em breve, desde que as medidas pertinentes ao ajuste econômico e fiscal sejam aprovadas. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório