PPI da zona do euro cai mais que o esperado em agosto
Foi a maior queda mensal desde janeiro, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat
© Pixabay
Economia Eurostat
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,8% em agosto ante julho, registrando a maior queda mensal desde janeiro, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. No confronto anual, o PPI do bloco recuou 2,6% em agosto. Ambas as quedas foram mais intensas do que o previsto. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires estimavam recuo mensal de 0,6% e diminuição anual de 2,4%.
O núcleo do PPI, que exclui os preços de energia e alimentos, teve declínio de 0,2% em agosto ante julho e caiu 0,5% na comparação anual.
Os últimos dados do PPI ampliam as preocupações do Banco Central Europeu (BCE), que tem direcionado sua política monetária para conter o risco de deflação no bloco. A meta anual do BCE para a inflação ao consumidor é de taxa ligeiramente abaixo de 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires. Com informações do Estadão Conteúdo.