Inadimplência de consumidores e empresas bate recorde histórico
Brasil tem hoje 57,2 milhões de brasileiros com dívidas em atraso; empresas negativadas já totalizam 4,0 milhões
© Reuters
Economia Serasa Experian
Os números de empresas e consumidores inadimplentes bateram recorde histórico em agosto, segundo estudo feito pela área de big data da Serasa Experian. O Brasil tem hoje com 57,2 milhões de brasileiros inadimplentes. Número é o maior já registrado desde que foi criado o levantamento, em 2014. Dívidas, somadas, totalizam R$ 246 bilhões.
O estudo apontou, também, que o número de empresas inadimplentes chegou a 4,0 milhões, o maior já registrado. Essas companhias possuem R$ 91 bilhões em dívidas.
O estudo revelou, ainda, que do total de companhias inadimplentes, 46% são comerciais (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), 44% são do segmento de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 9% são indústrias.
Na última semana, o
Serasa Experian promoveu o 'Feirão Limpa Nome Online' para empresas, onde observaram que houve 10 vezes mais tentativas de renegociação de dívidas
que no Feirão de 2014.
Do total de empresas que acessaram, 89% são de micro ou pequeno porte. A maioria é do estado de São Paulo (44%), seguido pelo Rio de Janeiro (9%), Minas Gerais (8%) e Paraná (6%). Na divisão por região, a grande maioria das empresas (63%) é proveniente da região Sudeste, e em segundo lugar vem a região Nordeste (14%). O Sul fica em terceiro lugar no ranking (13%), seguido por Centro-Oeste (6%) a região Norte (4%).
O segmento que mais procurou o serviço gratuito foi o de serviços para empresas, que representa 21% dos acessos, seguido por serviços para pessoa física (16%), varejo de bens duráveis (16%), varejo de bens não duráveis (8%) e atacado de bens duráveis (6%). No Brasil todo, 89% das empresas que procuram o Feirão são de pequeno porte: 89%.