Empresa confirma 36 projetos para primeiro leilão de energia
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu o processo de habilitação técnica e 36 projetos de geração estão confirmados para o primeiro Leilão de Energia A-5/2013, que ocorrerá na quinta-feira (29).
© Reuters
Economia EPE
Os projetos terão a capacidade instalada de 3.535 megawatts (MW), para abastecer o mercado consumidor brasileiro em 2018.
A EPE informou que apenas a Usina Sinop foi habilitada tecnicamente entre as 12 inscritas para participar do leilão. A usina, localizada no Rio Teles Pires (MT), com potência instalada de 400 MW, tem a Licença Ambiental Prévia exigida no processo de habilitação técnica.
De acordo com a EPE, os outros projetos hidrelétricos cadastrados não têm a Licença Ambiental Prévia necessária, mas se conseguirem a documentação exigida, poderão ser incluídos no segundo Leilão de Energia A-5/2013, previsto para 13 de dezembro. Nesse grupo está a Usina Hidrelétrica (UHE) São Manoel, também no Rio Teles Pires, com 700 MW de capacidade instalada.
Segundo a EPE, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior oferta de geração cadastrada para o leilão, com 1.250 MW em projetos termelétricos movidos a carvão. Minas Gerais é o estado com o maior número de projetos inscritos, com três térmicas a biomassa e cinco pequenas centrais hidrelétricas (PCH).