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Caixa lidera pelo 3º mês lista de reclamações contra bancos

O resultado é proveniente de 842 reclamações consideradas como procedentes pelo BC, de um total de 77,368 milhões de clientes

Caixa lidera pelo 3º mês lista de reclamações contra bancos
Notícias ao Minuto Brasil

12:34 - 15/10/15 por Estadao Conteudo

Economia Instituição

A Caixa Econômica Federal liderou em setembro, pelo terceiro mês consecutivo, a lista das instituições com maior volume de reclamações em relação ao tamanho do seu conglomerado. De acordo com o ranking, divulgado nesta quinta-feira, 15, pelo Banco Central, o total de pontos recebidos pela Caixa caiu de 12,85 para 10,94 de julho para agosto e agora para 10,88.

O resultado é proveniente de 842 reclamações consideradas como procedentes pelo BC, de um total de 77,368 milhões de clientes. O número de queixas foi idêntico ao do mês anterior.

A pontuação caiu no período porque houve um aumento da base de clientes. Essa classificação por pontos é gerada por um índice que leva em conta instituições que receberam o maior volume de críticas de usuários de seu serviço em relação ao total de clientes. Todas são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.

O Bradesco manteve a segunda colocação no ranking de queixas em setembro. A instituição recebeu 711 reclamações consideradas procedentes, o que levou o banco a receber 9,28 pontos, ante 10,90 pontos registrados em agosto. O Bradesco tem 76,559 milhões de clientes.

O banco Itaú também permaneceu na mesma posição na lista de agosto para setembro, em terceiro lugar. Seu índice foi de 7,69 pontos (6,84 pontos de agosto). O conglomerado recebeu 458 reclamações e tem um total de 59,555 milhões de clientes.

Na quarta posição, com 7,29 pontos (6,75 pontos em agosto) continua o Santander. Foram registradas em setembro 240 reclamações consideradas procedentes pelo BC. A instituição tem um total de 32,888 milhões de clientes.

Na quinta posição aparece o HSBC, com 6,08 pontos. Em agosto, o conglomerado também estava nessa colocação. De acordo com os dados do ranking divulgado pelo BC, em setembro, o HSBC recebeu 77 reclamações. A base de clientes da instituição é de 12,646 milhões.

Reclamações

Em setembro, o total de queixas feitas ao BC e consideradas com fundamentação foi de 3.391. O número é levemente menor que as 3.581 reclamações registradas em agosto. A queixa mais comum continua sendo a restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais. O total de reclamações relativas a esse item diminuiu, no entanto, de 580 em agosto para 435 no mês passado.

Na segunda posição entre os motivos da reclamação, continua a crítica sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Foram 411 queixas relativas a esse item (422 em agosto).

O terceiro lugar passou de cobrança irregular de tarifa por serviços não contratos para débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 293 queixas.

A quarta colocação foi de irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços , com 275 críticas.

Na quinta posição ficou a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 238 reclamações. Com informações do Estadão Conteúdo.

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