Térmicas podem ser desligadas com reservatórios em 30%
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, afirmou nesta quarta-feira, 28, que a meta do órgão é chegar ao fim de novembro com o nível dos reservatórios próximo a 30% na região Sudeste
© DR
Economia Usina
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, afirmou nesta quarta-feira, 28, que a meta do órgão é chegar ao fim de novembro com o nível dos reservatórios próximo a 30% na região Sudeste. Caso isso ocorra, o Operador deverá avaliar o desligamento de mais usinas térmicas, que geram energia mais cara, o que pode trazer alívio ao bolso dos consumidores.
"Esse ano temos uma meta de chegar próximo a 30% para ter maior segurança em relação ao período úmido do ano que vem, que a gente não conhece. No ano passado, chegamos em 16% no final de novembro", disse Chipp a jornalistas após participar do lançamento do Brasil Solar Power, evento sobre energia solar que acontecerá no Rio em 2016.
"Se período úmido vier a se configurar como está indicando, a gente pode desligar mais (térmicas). Estamos atentos a isso para não onerar o consumidor. Nosso objetivo é reduzir o custo de operação", afirmou Chipp. Com informações do Estadão Conteúdo.