Vulnerabilidades financeiras de países emergentes aumentaram
No documento, a entidade cita entre os desafios os riscos ligados às negociações para a ajuda à Grécia e o forte movimento de liquidação visto nas bolsas chinesas
© Reuters
Economia BCE
O sistema financeiro europeu enfrenta alguns riscos de países emergentes, em especial da China, embora os mercados locais tenham superado uma série de desafios durante o segundo semestre deste ano, afirmou hoje o Banco Central Europeu (BCE), em relatório bianual sobre estabilidade financeira.
No documento, o BCE cita entre os desafios os riscos ligados às negociações para a ajuda à Grécia e o forte movimento de liquidação visto nas bolsas chinesas.
"O impacto desses eventos no sistema financeiro da zona do euro foi relativamente contido, com os indicadores padrão de bancos, fiscais e de estresse financeiro permanecendo em níveis baixos", avaliou o BCE.
O BC europeu, no entanto, alertou que os países emergentes ainda impõem riscos aos mercados europeus.
"Ondas ocasionais de volatilidade nos mercados financeiros sugerem que as vulnerabilidades oriundas de mercados emergentes estão crescendo. A perspectiva da China é particularmente preocupante, dado seu crescente papel na economia mundial", disse o BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.