Governo só tem dinheiro até sexta-feira se meta não for aprovada
Nelson Barbosa explicou que a data foi fixada levando em conta até quando o Brasil pode “aguentar”
© DR
Economia Ajuste fiscal
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, participou de um reunião com a presidente Dilma Rousseff e, segundo o iG, foi enfático ao falar da urgência na aprovação da meta fiscal para 2015 no Congresso. Ele ressaltou que, caso isso não aconteça, o governo ficaria paralisado , a partir de sexta-feira (4).
Barbosa explicou que a data foi fixada levando em conta até quando o Brasil pode “aguentar”. Depois disso, “não haverá dinheiro para nada”. Dessa maneira, a orientação dada ao Planalto é tentar votar tudo – ainda que, para isso, seja preciso que a sessão avance pela madrugada. A situação é tão grave que o ministro comparou com o "shutdown" vivido pelos Estados Unidos em 2013. Esse "apagão" teria como resultado a suspensão de serviços e, ainda, o não pagamento de credores.
Com esse cenário, a sessão desta terça-feira terá “prioridade zero”, ou seja, terão que ser vencidos a votação dos vetos pendentes, para liberar a pauta, e, enfim, apreciar o PLN-05, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias, para que seja autorizado que o governo tenha um déficit de quase R$ 120 bilhões.