Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

14,5 milhões de trabalhadores estão aptos ao abono salarial

A informação foi divulgada pelo governo e diz respeito aos trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro

14,5 milhões de trabalhadores estão aptos 
ao abono salarial
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 31/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia PIS

O Ministério do Trabalho divulgou nesta quinta-feira (31) que, a partir de partir de 14 de janeiro de 2016, os trabalhadores e trabalhadoras nascidos nos meses de janeiro e fevereiro que sejam titulares de conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o sétimo lote do abono salarial PIS.

De acordo com o G1, para clientes de outros bancos, o benefício estará disponível para quem possuir inscrição Pasep com número final 5.

O governo informou que mais de 23 milhões de trabalhadores e trabalhadoras foram identificados para o recebimento do Abono Salarial PIS/Pasep, considerando o período de julho a novembro de 2015, e deste total 8,9 milhões, ou 38%, já receberam o benefício.

"Ainda há 14,5 milhões de trabalhadores aptos ao recebimento que não solicitaram o benefício. O montante de recursos utilizados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social para pagamentos, no período analisado, foi de R$ 7 bilhões", disse o governo.

Abono salarial

O abono salarial é um benefício dado a quem trabalhou por pelo menos 30 dias no ano-base de 2014, recebendo por mês até dois salários mínimos, explica o governo. Segundo a publicação, para estar apto a sacar o abono, também é preciso contabilizar cinco anos de cadastro no Programa de Integração Social (PIS) e possuir dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores inscritos no PIS podem receber os pagamentos nas agências da Caixa. O G1 recorda que os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Segundo o governo, os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no PASEP, acrescentou o Ministério do Trabalho.

Campo obrigatório