Fim de sanção ao Irã deve reforçar a queda do preço do petróleo
Um dos mais importantes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Irã afirmou que tem condições de elevar a produção e as exportações em 500 mil barris de petróleo ao dia imediatamente
© DR
Economia Opep
Divulgado neste sábado (16), o fim das sanções econômicas ao Irã deve reforçar a queda dos preços do petróleo.
Responsável pela produção de 10% do total de petróleo, o Irã possui a quarta maior reserva de petróleo do mundo, mas reduziu sua presença nos mercados por causa das sanções.
Um dos mais importantes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Irã afirmou que tem condições de elevar a produção e as exportações em 500 mil barris de petróleo ao dia imediatamente, o equivalente a 2% das exportações do cartel petroleiro.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, expectativa da derrubada das sanções ajudou a provocar uma queda de 6% na cotação do petróleo tipo Brent, referência internacional, que fechou a US$ 28,94, na última sexta-feira (15).
A notícia reforçou a tendência de desvalorização, provocada por excesso de oferta. Em um ano e meio, o barril caiu mais de 70%.