Empresas adotam estratégias para contornar aumento na conta de luz
Em 2015, a conta de luz industrial subiu, em média, 45,98%, após uma alta média de quase 12% em 2014
© DR
Economia Custos
Diante do aumento na conta de luz, as maiores empresas do país adotaram estratégias para driblar o alto custo da energia.
Segundo informações do Extra, as companhias criaram diretorias dedicadas ao tema, caso da Oi, e até o desenvolvimento de grupos de trabalho para ir além da já conhecida troca de lâmpadas, como a Wilson,Sons e o Grupo Pão de Açúcar.
"A geração própria é apenas umas das iniciativas. Passamos a comprar energia no mercado livre para aproveitar os preços menores e trocamos as lâmpadas, por versões mais eficientes, em 500 prédios. Passamos a desligar as luzes de várias áreas nos prédios para economizar. Metade dos elevadores é desligada após as 19h. A diretoria de Energia conta com 15 pessoas", explica Marco Norci Schroeder, diretor administrativo-financeiro da Oi.
De acordo com a consultoria Safira, em 2015, a conta de luz industrial subiu, em média, 45,98%, após uma alta média de quase 12% em 2014.
Para 2016, o avanço deve ficar entre 5% e 10%, após as reduções dos valores das bandeiras tarifárias e da revisão do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo social do setor.