Crise como a de 2008 não está prevista, diz economista
O estudioso não verifica nenhum desastre nas mesmas proporções de 2008
© Reuters
Economia Sem Crise
Uma crise como a ocorrida em 2008 não está prevista, mas a economia mundial deve crescer mais lentamente. É o que analisa o economista norte-americano Dean Baker, de 57 anos, cofundador do Center for Economic and Policy Research, com sede em Washington, nos Estados Unidos.
Segundo a Folha de S. Paulo, o Doutor pela Universidade de Michigan, foi um dos únicos estudiosos a prever a bolha imobiliária nos EUA, ainda em 2000. Para Baker, os países consumidores de commodities serão beneficiados, já para os produtores a perspectiva é muito ruim.
De acordo com o economista, grande parte da América Latina vai viver momentos de recessão e o melhor a se fazer é desvalorizar moedas. No Brasil, a priorização deve ser a geração de empregos.
O Doutor é autor da obra "Plunder and Blunder, the Rise and Fall of the Bubble Economy" (2009) e para ele, novas bolhas irão explodir. Entretanto, seus efeitos serão regionais. Como fórmula secreta para os os países saírem da crise, Baker diz que se deve aumentar os gastos para impulsionar a economia.