Com carnaval, vendas do comércio de SP caem 17,9% na 1ª quinzena
O feriado costuma prejudicar as vendas do comércio, com fechamento de lojas e menor fluxo de compras
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Economia Feriados
Os primeiros 15 dias de fevereiro, período no qual caiu o feriado do carnaval, registraram queda de 17,9% nas vendas do comércio paulistano em comparação com igual período do ano passado, informou nesta terça-feira, 16, a Associação Comercial de São Paulo. Vale ressaltar que, em 2015, o carnaval caiu na segunda quinzena de fevereiro. O feriado costuma prejudicar as vendas do comércio, com fechamento de lojas e menor fluxo de compras.
Além disso, o presidente da ACSP, Alencar Burti, explicou que fevereiro é tradicionalmente um mês fraco para o comércio e que, portanto, resultados negativos são esperados para essa época do ano. Nas compras à vista, houve recuo de 17,5% e, a prazo, a queda foi de 18,3%. Na comparação com a primeira quinzena de janeiro, as vendas tiveram retração de 6,5%, sendo tombo de 2,9% nas compras à vista e declínio de 10,1% nas compras a prazo.
Mais cedo, o IBGE divulgou o desempenho do comércio varejista nacional em 2015. Segundo o instituto, o volume de vendas do setor caiu 4,3% frente a 2014, a maior queda anual registrada desde que a série histórica foi iniciada, em 2001.
"Não houve nenhuma surpresa. Já sabíamos que 2015 seria um ano para ser esquecido. Se a série histórica do IBGE fosse mais longa, acusaria que o varejo teve não apenas seu pior resultado desde 2001, mas seu pior resultado desde o Plano Real. Cabe ao governo adotar medidas urgentes para resgatar a confiança do consumidor e do empresariado", diz Burti.