Adolescentes são resgatados trabalhando em lixões no Maranhão
A operação ocorreu nos municípios de Chapadinha, Itapecuru-Mirim e Vargem Grande
© Pixabay
Brasil Desigualdades
Dezesseis adolescentes entre 13 e 17 anos foram identificados pela fiscalização do Ministério Público do Trabalho, no Maranhão, em situação de trabalho infantil em lixão, lava jato, feira, oficina e venda de frutas às margens da BR-135.
A operação ocorreu nos municípios de Chapadinha, Itapecuru-Mirim e Vargem Grande. Eram 14 eram meninos e duas meninas.
Seis adolescentes foram flagrados no mercado municipal de Chapadinha trabalhando em açougues e em peixarias. Outros dois jovens estavam em uma oficina mecânica na cidade.
No lava jato instalado às margens da BR-222, seis meninos estavam no Lava Jato, expostos a agentes químicos, poluição sonora e risco de choques elétricos.
Um adolescente de 14 anos foi encontrado no lixão do município de Itapecuru. O jovem e outros adultos, catadores de materiais reciclados, disputavam espaço com urubus, em um ambiente insalubre e sem utilizar nenhum equipamento de proteção individual.
Todos os 16 casos serão encaminhados aos gestores públicos dos três municípios para que a rede de proteção faça o acompanhamento das famílias das vítimas. Serão analisadas a situação socioeconômica, a frequência escolar e eventual inclusão dos pais em programas de assistência social.
Os jovens serão incluídos em programas de aprendizagem, voltados para a qualificação profissional e o ingresso no mercado de trabalho de maneira legal e segura.