Taxa extra diminui neste mês e deixa de ser cobrada em abril
A conta de luz dos brasileiros deve ficar cerca de 3% mais barata neste mês
© Reuters
Economia Luz
Desde janeiro de 2015, as contas de luz passaram a ter uma cobrança extra, chamada de bandeira vermelha, para compensar gastos mais altos para gerar energia. Nos últimos meses, essa bandeira foi mudando de cor de forma que deve ficar cerca de 3% mais
barata neste mês, com a mudança na cobrança extra. Em abril, deve cair ainda mais.
Segundo apurou o UOL, quando chove pouco, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas desce, o que consequentemente diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. É o que acontece no país desde 2013. Surgiu então a bandeira vermelha, uma forma de cobrança extra na conta de luz para custear maiores despesas na produção de energia.
Neste ano, houve uma melhora na situação já que choveu mais e o volume dos reservatórios das hidrelétricas aumentou. Além disso, o consumo das residências e indústrias caiu, e novas usinas começaram a funcionar. Mesmo assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pede que os consumidores façam o uso eficiente de energia elétrica e combatam os desperdícios.