'Salariômetro' revela que reajustes salariais ficaram abaixo da inflação
A Fipe também revelou que o o centro (mediana) dos ajustes em fevereiro ficou em 10,5%, enquanto que a inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses foi de 11,3%
© Pixabay
Economia Fipe
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou, nesta quarta-feira (23), os dados do 'Salariômetro', indicando que a recessão econômica que o Brasil enfrenta vem afetando o reajuste salarial.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, em fevereiro, 63,9% das negociações salariais resultaram em ajustes abaixo da inflação.
A Fipe também revelou que o o centro (mediana) dos ajustes em fevereiro ficou em 10,5%, enquanto que a inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses foi de 11,3%.
A pesquisa também mostra que dos 154 acordos coletivos que trataram de ajustes salariais, 19 também tiverem redução de jornada e outros 10 se utilizaram do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) do governo federal, programa que permite que as empresas reduzam em até 30% jornada de trabalho e os salários dos empregados.