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Preço do etanol cai em 9 Estados e no DF, sobe em 8 e fica estável em 9, diz ANP

Nos postos pesquisados pela ANP em todo o País, o preço médio do etanol ficou estável ante a semana anterior, em R$ 3,58 o litro.

Preço do etanol cai em 9 Estados e no DF, sobe em 8 e fica estável em 9, diz ANP
Notícias ao Minuto Brasil

08:30 - 27/02/24 por Estadao Conteudo

Economia ANP

Os preços médios do etanol hidratado caíram em 9 Estados e no Distrito Federal, subiram em 8 e ficaram estáveis em 9, na semana passada. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Nos postos pesquisados pela ANP em todo o País, o preço médio do etanol ficou estável ante a semana anterior, em R$ 3,58 o litro.

Em São Paulo, principal Estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média também ficou estável, a R$ 3,42. A maior queda porcentual na semana, de 4,77%, foi registrada no Rio Grande do Norte, onde o litro passou de R$ 4,61 para R$ 4,39. A maior alta porcentual ocorreu em Mato Grosso, de 4,08%, com o litro subindo de R$ 3,19 para R$ 3,32.

O preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,79 o litro, em São Paulo. O maior preço, de R$ 5,99, foi registrado no Rio Grande do Sul. Já o menor preço médio estadual, de R$ 3,32, foi observado em Mato Grosso, enquanto o maior preço médio foi registrado em Amapá, de R$ 5,19 o litro.

Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no País subiu 5,29%. A maior alta no período, de 14,48%, foi registrada em Mato Grosso. A maior queda no mês foi observada no Pará, de -0,48%.

Competitividade

O etanol estava mais competitivo em relação à gasolina em 15 Estados e no Distrito Federal, na semana passada. No restante dos Estados, continua mais vantajoso abastecer o carro com gasolina. No período, a média dos postos pesquisados no País o etanol tinha paridade de 62,15% ante a gasolina, portanto favorável em comparação com o derivado do petróleo. Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.

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