País tem todas as condições de liderar transição para economia verde, diz Mercadante
"Os Estados Unidos estão com uma política de subsídio, de compras públicas, de protecionismo, para recompor sua base industrial e a União Europeia vai na mesma direção", argumentou
© Adriano Machado / Reuters (Arquivo)
Economia Mercadante
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira, 19, que o Brasil tem todas as condições de liderar a transição para a economia verde e sustentável.
"O País tem uma capacidade de produção industrial que foi muito relevante no passado e segue sendo complexa, diversa e com grande potencial de recuperação", disse.
Durante o seminário "Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil", realizado pelo Esfera Brasil e MBCBrasil, Mercadante afirmou que países ao redor do mundo têm adotado políticas de estímulo à produção industrial. Citou os casos dos Estados Unidos e da União Europeia.
"Os Estados Unidos estão com uma política de subsídio, de compras públicas, de protecionismo, para recompor sua base industrial e a União Europeia vai na mesma direção", argumentou.
Segundo Mercadante, "estamos vivendo uma janela de oportunidades extraordinária para o Brasil". "O cenário internacional é muito desafiador, as tensões geopolíticas, as disputas, as medidas de política industrial tomadas pelos Estados Unidos, União Europeia, China, Japão, Ásia, colocam novos desafios para o Brasil. Tínhamos nos anos 1980 uma indústria maior que a China e Coreia juntos, e vimos o processo de desindustrialização acelerada no Brasil", completou.
Diante desse cenário, disse o presidente do BNDES, é preciso estabelecer uma nova relação entre Estado e economia, com políticas públicas e investimento voltados ao setor. "Tivemos melhora do ambiente macro e brasileiros precisam parar de falar mal do Brasil", afirmou.
Leia Também: Previsão do Focus para Selic no fim de 2024 segue em 9,00% ao ano