No Reino Unido, órgão regulador lança investigação em serviços de buscas do Google

A posição da empresa será avaliada para determinar como as atividades afetam consumidores, empresas, anunciantes, editores de notícias britânicos, além de mecanismos de busca rivais.

No Reino Unido, órgão regulador lança investigação em serviços de buscas do Google

© Shutterstock

Estadao Conteudo
14/01/2025 12:30 ‧ há 4 dias por Estadao Conteudo

Economia

Google

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido, órgão regulador britânico, anunciou nesta terça-feira, 14, que investigará os serviços de buscas e publicidade do Google. A posição da empresa será avaliada para determinar como as atividades afetam consumidores, empresas, anunciantes, editores de notícias britânicos, além de mecanismos de busca rivais.

 

"Dada a importância da pesquisa como um serviço digital essencial para pessoas, empresas e a economia, é essencial que a concorrência funcione bem. A concorrência efetiva garante que as pessoas se beneficiem de mais opções", descreve a nota publicada pela autoridade, que prevê que a investigação seja concluída em nove meses e deve chegar a uma decisão até outubro de 2025.

A presidente-executiva da CMA, Sarah Cardell, disse que é importante garantir que os serviços como o do Google estejam entregando bons resultados para pessoas e empresas e que haja igualdade de condições, especialmente porque a inteligência artificial tem um potencial transformador no setor.

"É nosso trabalho garantir que as pessoas obtenham o benefício total de escolha e inovação em serviços de pesquisa e obtenham um acordo justo - por exemplo, em como seus dados são coletados e armazenados", afirmou Sarah.

Leia Também: Buscas sobre como excluir redes da Meta crescem no Google

Partilhe a notícia

Recomendados para você