Por 'erro técnico', Emirates cancela bilhetes com preços reduzidos
Pelo menos outras 236 pessoas também passaram pela mesma situação, segundo ele, que conseguiu reuni-las em um grupo de conversa no aplicativo Telegram, após divulgar o cancelamento em redes sociais
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Economia Companhia aérea
Um dia depois de ter comprado 16 passagens para Brisbane, na Austrália, pela companhia aérea Emirates, o jornalista Róberson Balsamão teve seus bilhetes cancelados.
Pelo menos outras 236 pessoas também passaram pela mesma situação, segundo ele, que conseguiu reuni-las em um grupo de conversa no aplicativo Telegram, após divulgar o cancelamento em redes sociais.
Balsamão desembolsou ao todo R$ 8.576 na última quinta-feira (16) acreditando ter encontrado uma promoção que realizaria seu sonho de viajar com a família. Além dos planos frustrados, outros clientes afirmam ter tido prejuízos com reserva de hotel e pagamento de taxas de visto e passaporte.
No sábado (18), a Emirates publicou nota em seu site afirmando que, por cerca de três horas na quinta (16), um "erro técnico" fez com que apenas as taxas aeroportuárias fossem cobradas no valor de algumas passagens -a tarifa da própria companhia teria ficado de fora do preço total.
Além da Austrália, voos com destino ao Líbano e aos Emirados Árabes Unidos também tiveram seus bilhetes cancelados.
PREJUÍZO
A estudante Priscila de Oliveira Moraes afirma ter comprado, por volta de 6h da quinta-feira (16), duas passagens de ida e volta de São Paulo para Austrália por R$ 930 em um site de passagens na internet.
Depois de receber o bilhete eletrônico, ela gastou mais de R$ 1000 para tirar o visto de turismo e seu passaporte. Moraes viajaria a lazer para Brisbane no domingo (19). "Escolhi essa data porque em outras datas o preço estava mais caro".
A advogada Karina da Silva Pinto comprou passagem de ida e volta para Beirute, no Líbano, por R$ 291 às 3h07 da mesma quinta. Na sexta-feira (17), após receber o bilhete eletrônico, fez reserva em um hotel por US$ 300.
OUTRO LADO
A Emirates lamenta o ocorrido e diz que "devido à clara natureza técnica do erro todos os bilhetes emitidos com esse erro e durante esse período [de cerca de 3 horas durante a madrugada de quinta-feira (16)] foram automaticamente cancelados".
A companhia afirma que vai reembolsar os valores pagos pelas passagens equivocadamente vendidas e diz que está tentando contato com clientes e agentes de viagem envolvidos.
Ela disponibiliza seu SAC (canal de atendimento ao consumidor) número 0800 770 2130 ou 0800 770 2131, para "deficientes auditivos".
DEFESA DO CONSUMIDOR
O Procon-SP disse que notificou a Emirates nesta segunda-feira (20) para prestar esclarecimentos. O órgão de defesa do consumidor recebeu 28 queixas até esta quarta e três pedidos formais para mediar a negociação com a Emirates.
A entidade defende que se houve emissão da passagem, a empresa deveria cumprir a oferta, mas disse que os casos devem ser analisados individualmente.
A coordenadora institucional da ProTeste e Maria Inês Dolci defendeu no sábado (18) que "cabe à empresa informar rapidamente o público sobre eventuais erros em ofertas para não ter que vender produtos e serviços a preços que não correspondem à realidade". Com informações da Folhapress.