Draghi apela a bancos centrais que coordenem política monetária
Durante conferência do BCE em Portugal, ele disse que a adoção de políticas monetárias divergentes pelos principais bancos centrais pode causar incertezas sobre suas intenções
© Reuters
Economia BCE
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, apelou hoje aos grandes BCs que coordenem melhor suas políticas para lidar com o problema da inflação extremamente baixa, alertando que desvalorizações cambiais competitivas são prejudicais para a economia global.
Draghi, que falou durante conferência do BCE em Portugal, disse que a adoção de políticas monetárias divergentes pelos principais bancos centrais pode causar incertezas sobre suas intenções, "o que, por sua vez, leva a maior volatilidade cambial e prêmios de risco".
"Num mundo globalizado, a combinação de políticas globais importa - e provavelmente importará mais à medida que nossa economias se tornarem mais integradas", afirmou Draghi.
Segundo Draghi, é importante pensar não apenas se as políticas monetárias domésticas são adequadas, mas se também estão "devidamente alinhadas".
Draghi argumentou que fatores globais, que todos os bancos centrais enfrentam, estão em jogo e que a questão da dimensão internacional da política monetária passou a ser mais pertinente. Fonte: Dow Jones Newswires.