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Safra de café cai e preço do produto deve subir no supermercado

Por causa de efeitos climáticos, apenas 8,4 milhões de sacas foram produzidas no Brasil, das 12,2 milhões que costumam ser consumidas anualmente

Safra de café cai e preço do produto deve 
subir no supermercado
Notícias ao Minuto Brasil

07:46 - 15/10/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Prejuizo

Efeitos climáticos provocaram a queda na produção do café tipo conilon no Brasil, o que deve desestruturar o mercado. Enquanto o país consume 12,2 milhões de sacas por ano, foram produzidas apenas 8,4 milhões. Neste caso, a demanda deverá ser coberta pelo café do tipo arábica.

"É um cenário que nunca vi antes", diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Segundo ele, "há um desabastecimento que afeta tanto o setor interno como o externo".

Ao colunista Mauro Zafalon, da Folha de S. Paulo, Herszkowicz disse que a indústria é afetada não só pela falta de produto, e consequente elevação de preços, mas também por ter de fazer um rearranjo industrial.

Com menos conilon, que em geral responde por 40% da mistura do café que vai ao supermercado, a indústria tem de mudar a composição de seu "blend".

Ainda de acordo com o colunista, essa mudança de "blend" traz consequências tanto para o consumidor, acostumado ao sabor do produto, como para a empresa. Após industrializados, esses cafés têm volumes diferentes, o que traz problemas até na hora de embalar, segundo Herszkowicz.

O que mais preocupa a indústria é que esse cenário de dificuldade não é passageiro. A safra que está em curso não promete muito, uma vez que vai viver a chamada bienalidade, período de menor produção devido ao estresse da planta no ano anterior. E a importação de café não é permitida.

Tradicionalmente com preços menores, a saca de café conilon está em R$ 481, acima dos R$ 450 do arábica.

Neste momento, a alta de preços do conilon eleva também o do arábica, e os produtores que ainda têm café aguardam preços melhores, aumentando a ausência do produto no mercado, segundo Herszkowicz.

Esses custos vão ser repassados para o consumidor. O repasse vai depender do comportamento dos preços da matéria-prima.

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