Brasil e França querem concluir acordo entre Mercosul e UE em 2018
Ministros dos dois países se comprometeram para efetivar a ação; nova rodada de negociações ocorrerá em março, em Buenos Aires
© Marcos Corrêa/ VPR
Economia Relação
Os ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (foto), e o ministro da Economia e Finanças da França, Michel Sapin, firmaram um acordo nesta terça-feira (22) para concluir o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia em 2018. As informações são do Portal Brasil.
A reunião bilateral entre os dois ocorreu antes da abertura do Diálogo Institucional Brasil-França. Na ocasião, também foram assinados acordos entre os institutos de patentes dos dois países.
Ambos descartaram a possibilidade de terminar as negociações em 2017, mas se comprometeram em se empenhar em seus respectivos blocos para efetivar a ação. Uma nova rodada de discussões ocorrerá em março, em Buenos Aires, mês em que Sapin poderá estar no Brasil para uma visita oficial.
"Peço o apoio pessoal do ministro Sapin para avançarmos", disse o ministro brasileiro. "A França quer muito que este acordo seja assinado", afirmou o francês.
Marcos Pereira já havia discutido nessa segunda-feira (21) o assunto com o secretário de Estado de Comércio Exterior, Matthias Fekl, que também sinalizou interesse na medida.
Durante toda esta terça-feira, equipes técnicas vão discutir temas específicos sobre a relação entre os dois países.
LEIA TAMBÉM: Exportações italianas ao Brasil voltarão a crescer em 2017