Brasileiro pode ficar mais pobre pelo 4º ano consecutivo
Se confirmadas as previsões, o recuo total deve ser de 9,5% no período (descontada a inflação)
© Reuters
Economia Em queda
De acordo com projeção do Bradesco, a economia deverá se expandir modestos 0,3% no ano que vem. Isso levaria o PIB per capita a diminuir cerca de 0,5%, de R$ 28.064, em 2016, para R$ 27.934, em 2017 (descontada a inflação). Se as previsões se concretizarem, o brasileiro ficará mais pobre pelo quarto ano seguido.
Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo, o PIB pode parecer crescer a um ritmo elevado, mas, na prática, é insuficiente para aumentar a riqueza média da população, se ela estiver se expandindo ainda mais rápido.
A instituição considera um aumento de 0,8% da população no próximo ano.
Em 2014, a economia cresceu apenas 0,5% e o PIB per capita encolheu 0,4%, isso porque a expansão populacional foi de 0,9%. Desde então, a renda média vem encolhendo mais de 4% ao ano.
Especialistas esperavam crescimento da economia em 2017 de cerca de 1%. Contudo, indicadores recentes revelam que a recuperação deve ser mais lenta do que o esperado.
Se as novas previsões forem confirmadas, será a primeira queda do PIB per capita por quatro anos consecutivos. Desde, pelo menos, 1901, houve um recuo total de 9,5% no período (descontada a inflação).
Leia também: Temer promete medidas de combate à crise e nega saída de Meirelles