Aeroportos concedidos perdem milhões de passageiros
Novos leilões devem considerar atual cenário de retração
© Tânia Regô/ Agência Brasil
Economia Retração
Os aeroportos concedidos pelo Governo Federal perderam cerca de 6 milhões de passageiros na comparação entre os primeiros nove meses de 2015 e de 2016. O levantamento foi feito pelo G1, com base nos balanços divulgados pelas concessionárias.
Os aeroportos de Brasília, Campinas (Viracopos), Guarulhos, Galeão (RJ), Confins (MG) e São Gonçalo do Amarante (RN) receberam , entre janeiro e setembro de 2015, 74,9 milhões de passageiros e, no mesmo período de 2016, 68,9 milhões.
Um dos argumentos das concessionárias, que pediram adiamento das autorgas ao governo, sobre a queda no movimento foi a crise econômica que assola no país.
O secretário de Política Regulatória de Aviação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Rogério Coimbra, afirmou que, nos novos contratos, alguns investimentos só são exigidos após os aeroportos alcançarem determinado número de passageiros por ano.
Ele ainda ressaltoui que os novos leilões devem considerar atual cenário de retração. "No longo prazo, há otimismo de que essa queda é pontual e que, recuperando o crescimento econômico, o número de passageiros se recupera. A demanda aérea, aliás, reage rápido à melhora na economia", concluiu.
LEIA TAMBÉM: Concessão de visto de trabalho para estrangeiros no Brasil cai 21%