Queixadá decreta estado de calamidade financeira; dívida é de R$ 40 mi
A dívida é equivalente a 25% do orçamento anual da cidade, que tem 85 mil habitantes
© Prefeitura de Quixadá/Divulgação
Economia Ceará
A crise econômica no país parece não só ter afetado alguns estados brasileiros, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A cidade de Quixadá, no interior do Ceará, decretou estado de calamidade financeira. A dívida do município está na casa dos R$ 40 milhões, o que equivale a 25% do orçamento anual da cidade, que tem 85 mil habitantes.
"Fica decretada a situação de calamidade financeira no âmbito do Município de Quixadá em razão do crescente déficit financeiro decorrente do histórico crescimento de despesas para as quais as receitas originarias, derivadas e transferidas têm sido insuficientes dado o severo momento econômico mundial e nacional", explicou o prefeito recém-empossado de Quixadá, Ilário Marques (foto), ao G1.
Em 2016, acrescentou o prefeito, 60% do orçamento do município foi destinado ao pagamento do funcionalismo público, incluindo gastos com gratificações e horas extras, o que agravou a situação financeira da cidade.
Ainda de acordo com o titular da pasta, o "excesso" de gastos com o setor foi uma "omissão das duas últimas gestões na arrecadação própria, estabelecendo uma situação financeira que tem provocado dificuldade no Município inclusive para efetuar pagamento dos servidores públicos".
LEIA TAMBÉM: Contas de telefone ficam mais caras neste mês