BCE pode reduzir estímulo com diminuição de riscos políticos na Europa
Os comentários chegam um dia após a vitória do centrista Emmanuel Macron na França, que encerra um ciclo de eleições com candidatos populistas e eurocéticos competitivos na Europa
© Reuters
Economia Zona do Euro
A economia da zona do euro está acelerando o ritmo ao mesmo tempo em que as incertezas políticas começam a se dissipar, o que pode abrir caminho para uma redução dos grandes estímulos monetários aplicados pelo Banco Central Europeu (BCE), afirmou hoje Yves Mersch.
Segundo o membro do conselho executivo da instituição, a aceleração da economia do bloco de 19 nações, bem como sinais "tímidos" de preços mais altos nas fábricas, podem dar suporte a uma inflação mais alta.
"Caso a economia da zona do euro se recupere e a inflação acelere em direção à meta do BCE de forma sustentável, a discussão sobre a normalização da política monetária será necessária no futuro", disse.
Os comentários chegam um dia após a vitória do centrista Emmanuel Macron na França, que encerra um ciclo de eleições com candidatos populistas e eurocéticos competitivos na Europa.
"Embora ainda enfrentemos alguns riscos, em particular quanto ao cenário externo, as incertezas políticas evoluíram consistentemente e de forma positiva desde o início do ano na Europa", acrescentou o dirigente. Fonte: Dow Jones Newswires.