Meteorologia

  • 16 SETEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Leilão prevê envio de 22,4 mil toneladas de milho para o Nordeste

Pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte da região podem adquirir até 10 toneladas de milho por mês

Leilão prevê envio de 22,4 mil toneladas de milho para o Nordeste
Notícias ao Minuto Brasil

07:18 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar, no dia 2 de junho, um leilão de frete de milho para abastecimento das unidades que oferecem suporte aos pequenos criadores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão (PROVB). A operação prevê o transporte de 22,4 mil toneladas de milho em grãos para a região Nordeste, onde o produto é comercializado ao preço subsidiado de R$ 33 a saca de 60 kg. 

O milho a ser removido está estocado em Mato Grosso e terá como destino diversos municípios. Maceió (2 mil t) e Palmeira dos Índios (3 mil t), em Alagoas; Campina Grande (5 mil t), Patos (3 mil t) e Monteiro (2 mil t), na Paraíba; Petrolina (2 mil t), em Pernambuco; e Floriano (1 mil t), Parnaíba (2 mil t), Picos (489,7 t) e Teresina (2 mil t), no Piauí.O preço com subvenção foi autorizado pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (CIEP) e está previsto na Portaria Interministerial Nº 780, publicada no dia 7 de março de 2017, no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte do Nordeste podem adquirir até 10 toneladas de milho por mês, limitadas ao consumo de seu plantil. As informações são do Portal Brasil.

Espírito Santo 

Além das remoções para o Nordeste, a Conab pretende contratar, por meio do mesmo leilão eletrônico, frete para envio de 2,5 mil t de milho em grãos para Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Neste caso, não se aplica o preço subvencionado previsto na Portaria Nº 780. O valor de venda é calculado quinzenalmente tendo como referência o mercado atacadista local, e o limite por criador é de 14 toneladas por mês.

O Programa de Vendas em Balcão permite que pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos, entre outros adquiram produto dos estoques públicos sem intermediários. Para comprar o milho pelo programa é necessário registro prévio no Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão da Conab.

Leia também: Plenário aprova MP que permite desconto em pagamentos à vista

Campo obrigatório