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Universitários buscam empregadores com visão e valores, aponta KPMG

85% disseram que não trabalhariam para uma organização cujos valores não estivessem alinhados com os deles

Universitários buscam empregadores
com visão e valores, aponta KPMG
Notícias ao Minuto Brasil

07:01 - 05/06/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Mercado de Trabalho

Os melhores estudantes de universidade classificam os valores e a visão de futuro de uma empresa como os principais critérios quando avaliam potenciais empregadores, de acordo com as constatações de uma pesquisa realizada pela KPMG Internacional.

Dos universitários que participaram da pesquisa, 85% disseram que não trabalhariam para uma organização cujos valores não estivessem alinhados com os deles, enquanto 92% disseram que no momento da escolha de seu primeiro empregador é importante que a organização tenha uma visão empolgante.

A grande maioria dos entrevistados (89%) disse que ao escolher um empregador futuro é importante que a organização faça a diferença no mundo, causando um impacto positivo. Remuneração e benefícios competitivos foram classificados pelos estudantes como um dos principais critérios quando da avaliação de um potencial empregador; no entanto, 79% disseram que trabalhar para uma organização que tenha um forte senso de propósito era mais importante do que receber o salário mais alto possível.

O desenvolvimento pessoal e profissional também foi considerado altamente importante pelos estudantes que participaram da pesquisa. Ter a oportunidade de desenvolver-se como pessoa e receber qualificações profissionais foram alguns dos principais fatores motivadores quando da seleção de um empregador, identificado por 47% dos participantes da pesquisa. Adquirir experiência de forma que os prepare para coisas maiores e melhores, ter o domínio sobre um amplo conjunto de habilidades e ter a oportunidade de aprender com grandes pessoas foram identificados pelos estudantes como prioridades durante seus dois primeiros anos de trabalho para a empresa.

Segundo o sócio da KPMG no Brasil, Marcelo de Lucca, os valores e o propósito são os fatores que mais influenciam uma oportunidade de emprego e uma contratação. “Atualmente os estudantes esperam planos de carreira flexíveis - e isso pode significar trabalhar em vários países ou em diferentes áreas de uma organização. Eles estão buscando carreiras que tenham significado e propósito e estão preparados para ir até onde as oportunidades os levarem", analisa.

De acordo com o levantamento, os estudantes que participaram da pesquisa demonstraram um enfoque global, com 84% deles dizendo que estariam preparados para deslocar-se de um país para o outro regularmente em busca da oportunidade certa de trabalho. Sessenta e cinco por cento esperam trabalhar em dois ou quatro países durante a carreira, 27% preveem que trabalharão em mais de quatro países. Em termos de profissões preferidas, 43% dos estudantes que participaram da pesquisa preveem que atuarão na área financeira, com 27% considerando serviços profissionais e 13% considerando a área de tecnologia.

"A pesquisa reforça que a geração do milênio é especialmente motivada a fazer um trabalho que traga benefícios à sociedade, bem como a fazer parte de uma organização que esteja causando um impacto positivo no mundo. E isso tudo está associado à ambição de aprender, ter domínio sobre habilidades e adquirir experiência rapidamente que esses profissionais da geração do milênio que estão ingressando agora no mercado possuem para que possam evoluir em suas carreiras", finaliza.Sobre a pesquisa:

A pesquisa “Preferências de carreira dos estudantes” (KPMG Student Career Preferences Survey) foi realizada entre outubro do ano passado e março deste ano e contou com a participação de 4.165 estudantes das áreas de negócio, ciência, tecnologia, engenharia e matemática das principais universidades em 68 países, entre eles, o Brasil. Os estudantes foram identificados e enviaram as respostas por intermédio dos profissionais de recrutamento da firma-membro da KPMG dos respectivos países.

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