União Europeia ameaça suspender importação de carne do Brasil
O documento da UE, ao qual a Folha teve acesso, é duro e destoa do tom normalmente empregado em correspondências diplomáticas
© Reuters / Nacho Doce
Economia Comunicado
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, enviou um comunicado ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informando que o país não tem feito nada para retomar a confiança do bloco após o escândalo provocado pela Carne Fraca.
A Europa é um dos maiores importadores de carne brasileira e sinaliza a possibilidade de banir o comércio com o Brasil, informa a Folha de S.Paulo.
Deflagrada em março, a operação realizada pela Polícia Federal revelou que empresas do setor de carnes pagaram propina a fiscais do Ministério da Agricultura, em troca da liberação de produtos fora das especificações sanitárias.
O documento da UE, ao qual a Folha teve acesso, é duro e destoa do tom normalmente empregado em correspondências diplomáticas.
De acordo com a publicação, a União Europeia é o segundo maior comprador de frango do Brasil (US$ 1,074 bilhão em 2016) e o terceiro em bovinos (US$ 685 milhões).