Governo vai liberar dados de donos de carros em recall para montadoras
A medida visa aumentar o índice de atendimento de chamadas no país
© Reuters
Economia Denatran
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai permitir que montadoras tenham acesso ao nome e endereço de donos de veículos chamados para recall. De acordo com o governo, a finalidade da medida é aumentar o índice de atendimento no Brasil.
Quando há recall, as marcas costumam avisar por carta os proprietários de unidades chamadas de volta às oficinas, além de promover a chamada em meios de comunicação.
+ Fiat e Chevrolet anunciam recall de veículos; veja modelos
No entanto, as empresas afirmam que têm apenas p contato do primeiro dono do veículo, que faz a compra na concessionária. O acesso ao banco de dados do governo vai permitir que as montadoras cheguem aos atuais proprietários dos veículos.
Segundo refere o G1, o Denatran também possui outras informações pessoais dos donos, como telefone e e-mail, mas estes não serão disponibilizados.
Para ter acesso às informações, as empresas terão que pagar pelo serviço. As principais montadores envolvidas no recall dos 'airbags mortais' - Honda, Nissan e Toyota - já afirmaram que irão solicitar esses dados ao Denatran. O custo varia de acordo com a quantidade de pessoas que terão os dados repassados.
Até 50 mil consultas, cada uma sai por R$ 1,01, explica o Denatran. O valor unitário vai sendo reduzido conforme a quantidade aumenta. Acima de 1 milhão de consultas, por exemplo, cada uma sai por R$ 0,50.
Proteção de dados
O órgão explicou que apenas serão liberados os dados dos donos de veículos que possuem recall aberto, independente do ano em que ocorreu o chamado. Não há prazo-limite para a montadora consertar um defeito apontado em recall.
Além disso, o governo afirmou que tem como verificar se as informações estão sendo utilizadas para meios indevidos.