Brasil suspende temporariamente importação de leite uruguaio
Em decisão anunciada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, governo quer garantir origem do produto importado
© DR
Economia Comércio
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou, nessa terça-feira (10), a suspensão da importação de leite uruguaio até que os produtores do país vizinho comprovem a origem de seus produtos.
De acordo com o ministro, o setor brasileiro do leite vem reclamando da qualidade dos produtos uruguaios e alega ainda que os produtores do país vizinho não possuem a produção necessária para exportar o atual volume de leite ao Brasil.
“Setores organizados, produtores, sindicatos, associações, federações, todos reclamam muito da quantidade de leite importado do país e alegam que a produção deles seria insuficiente para exportar a quantidade que tem chegado ao Brasil”, afirmou, após reunião com representantes do setor.
+ Bolsa se recupera após duas quedas e sobe 1,55%; dólar fecha estável
Bloco comercial
Conforme vem sendo estudado pelas autoridades brasileiras, o ministro disse não descartar pedir a exclusão do leite do acordo de livre comércio do Mercosul, uma vez que o produtor brasileiro não consegue arcar com os custos dessa competição.
“Há um descontentamento geral do setor com a quantidade de leite importado do Uruguai. A decisão é, então, uma necessidade do mercado nacional e serve para dar fôlego ao setor de leite no Brasil”, disse o ministro.
Produção importante
Na balança comercial, o leite representa o principal produto comprado do país vizinho. De janeiro a setembro, o Brasil vendeu US$ 50,19 milhões em exportações de leite, em especial para a Venezuela, enquanto as importações de leite uruguaio ao País somaram US$ 157,09 milhões no mesmo período. Com informações do Portal Brasil.