Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

AGU: reunião para acordo sobre perdas com planos econômicos será dia 24

O encontro estava originalmente agendado para a próxima sexta-feira, dia 20, mas foi transferido para a terça-feira em função da agenda da procuradora-geral da União, ministra Grace Mendonça

AGU: reunião para acordo sobre perdas com planos econômicos será dia 24
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 18/10/17 por Estadao Conteudo

Economia Alteração

A Advocacia Geral da União (AGU) informou que a nova reunião entre representantes de poupadores e bancos, para discutir o acordo sobre as perdas ocasionadas pelos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990, será realizada na próxima terça-feira, 24. O encontro estava originalmente agendado para a próxima sexta-feira, dia 20, mas foi transferido para a terça-feira em função da agenda da procuradora-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Desde o ano passado, a AGU vem intermediando as conversas entre representantes de poupadores a respeito de milhares de ações, individuais e coletivas, que há décadas tramitam em várias instâncias da Justiça. Essas ações reivindicam o pagamento das perdas referentes aos planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II. As partes envolvidas na negociação têm evitado estimar um total para o acordo, porque o valor dependerá do desconto a ser aplicado. No início de setembro, falava-se em algo entre R$ 8 bilhões e R$ 16 bilhões.

+ Parecer pode liberar aumento dos planos de saúde para idosos

No último encontro, realizado no início de outubro, as partes debateram a respeito de juros e critérios de correção dos montantes. É a partir da definição desses itens que se poderá determinar uma base de valor sobre a qual incidirá o desconto sobre os montantes envolvidos. Representantes dos poupadores haviam apresentado proposta de desconto de 15% a 20%. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por sua vez, ficou de apresentar sua proposta na próxima reunião. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório