Governo quer aprovar reforma da Previdência este ano, diz ministro
O Planalto atua para a retirada de "todos os obstáculos" e assim permitir a aprovação do texto pelo Congresso, disse Moreira Franco
© Adriano Machado/Reuters
Economia Confiança
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, disse nesta sexta-feira (24) que o governo federal trabalha para a aprovação da reforma da Previdência ainda este ano. O Planalto atua para a retirada de "todos os obstáculos" e assim permitir a aprovação do texto pelo Congresso, destacou o ministro após cerimônia para anunciar a liberação de recursos para a conclusão das obras da segunda ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre. As informações são da Agência Brasil.
"A reforma da Previdência é fundamental para o país. Não é uma questão de governo. É uma questão de país. As contas públicas não suportam o sistema atuarial que caracteriza a Previdência no Brasil", disse Moreira Franco.
O ministro usou com exemplo a situação do Estado do Rio que enfrenta problemas para o pagamento de benefícios dos servidores públicos aposentados, além da dificuldade do governo fluminense para manter os salários dos servidores da ativa.
+ Com antecipação de calendário, BB paga R$ 1,2 bi a cotistas do Pasep
No caso específico da reforma, Moreira Franco afirmou que acredita "no espírito público" dos parlamentares. Segundo ele, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm votado "com muita clareza e firmeza". "Os deputados e senadores saberão votar em benefício do país", completou.
O ministro destacou a importância de concluir o processo ainda este ano. E, para isso, o governo tem usado sua "capacidade de convencimento". "Política se dá por meio do diálogo". "E não queremos que o sistema previdenciário brasileiro seja meia-sola", concluiu. Com informações da Folhapress.