Draghi vê sinais de crescimento na zona do euro
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse que há sinais encorajadores de recuperação econômica na zona do euro, embora o movimento de alta ainda seja fraco e o perigo de um revés continue sendo grande, segundo o jornal alemão Neue Zürcher Zeitung.
© Reuters
Economia BCE
"Tenho muito cuidado ao fazer projeções que sejam otimistas demais, mas, sim, a economia da área da moeda única está crescendo de novo, embora não seja algo generalizado e a taxa de desemprego acima de 12% é muito alta", disse Draghi em entrevista à publicação alemã.
A Comissão Europeia prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro crescerá 1,2% este ano, após contrair 0,4% em 2013.
Segundo Draghi, o crescimento vinha há bastante tempo sendo sustentado apenas por exportações, mas ganha suporte cada vez maior do consumo doméstico e, embora, os resultados das últimas pesquisas tenham sidos bons, "os dados econômicos ainda são inconsistentes".
Sobre a perspectiva para os preços na região, Draghi disse não haver grandes preocupações sobre inflação ou deflação e que os riscos de os preços caírem demais ou subirem demais são "limitados".
Draghi disse ainda que o corte na taxa básica de juros anunciado pelo BCE em novembro, à mínima histórica de 0,25%, pegou muitos economistas de surpresa, mas ressaltou que somente o momento da redução foi discutido pela instituição.
Ele também reiterou que o BCE dispõe de outros instrumentos para estimular a economia, mas se recusou a comentar sobre a possibilidade de taxas de juros negativas. "Todo instrumento pode ser usado se a situação exigir", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.