Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Países cobram G20 por discussão sobre bitcoin

França e Alemanha alertam para os riscos das criptomoedas

Países cobram G20 por discussão sobre bitcoin
Notícias ao Minuto Brasil

18:32 - 09/02/18 por Ansa

Economia Preocupação

Em uma carta conjunta enviada ao G20, os ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais de França e Alemanha pediram uma abordagem comum para enfrentar a questão das criptomoedas, como o bitcoin, que podem "colocar riscos substanciais para os investidores".

Além disso, Paris e Berlim afirmaram que as divisas virtuais também podem ser usadas para "crimes financeiros", caso não sejam cercadas de "medidas apropriadas". "O G20 deveria avaliar a possibilidade de pedir ao FMI [Fundo Monetário Internacional] que analise os fluxos internacionais de criptomoedas e as implicações para a estabilidade financeira", diz a carta.

+ Governo avalia subsídio para famílias de baixa renda comprarem gás

No entanto, os dois países ressaltaram que, neste momento, as implicações do uso de bitcoin e outras divisas virtuais sobre o mercado parecem "limitadas". Alemanha e França sugerem que o tema seja discutido na reunião dos ministros das Finanças do G20 de 2018, que será realizada na Argentina, entre 19 e 20 de março.

O bitcoin virou motivo de preocupação para governos e bancos do mundo todo após ultrapassar a cotação de US$ 19 mil em dezembro do ano passado, atraindo a atenção e o dinheiro de investidores, muitos deles despreparados para aplicar em ativos de alto risco.

Nas últimas semanas, a cotação da moeda virtual vem oscilando bastante, e agora está por volta de US$ 8,2 mil. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório