EUA interrompem acordo com Brasil e aplicam sobretaxa de aço e alumínio
No caso de Brasil, Austrália, Argentina, Coreia do Sul e União Europeia, houve acordo preliminar para isenção temporária da sobretaxa até 30 de abril, quando chegou ao final o prazo das negociações
© REUTERS/Carlos Barria
Economia Negociação
Um comunicado divulgado nesta quarta-feira (2) pelos Estados Unidos afirma que o governo americano vai aplicar, imediatamente, a sobretaxa para a importação de aço e alumínio brasileiro. As tarifas haviam sido suspensas temporariamente no Brasil, Argentina, Coreia do Sul e União Europeia graças a um acordo preliminar, com prazo até dia 30 de abril.
Na última segunda-feira (30), os EUA tinham anunciado um acordo preliminar com o governo brasileiro com detalhes a serem finalizados em até 30 dias. No entanto, na nota divulgada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Ministério das Relações Exteriores, nesta quarta, foi anunciada, relatou o G1, a interrupção do trato entre o governo americano e brasileiro.
+ Prazo de adesão ao Refis de micro e pequenas empresas começa hoje
"No dia 26 de abril, as autoridades norte-americanas informaram decisão de interromper o processo negociador e de aplicar, imediatamente em relação ao Brasil, as sobretaxas que estavam temporariamente suspensas ou, de forma alternativa e sem possibilidade de negociação adicional, quotas restritivas unilaterais", diz a nota.