Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ford anuncia recall do Ford Fusion no Brasil

Veículos apresentam problema no parafuso de fixação do volante

Ford anuncia recall do Ford Fusion no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 08/06/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Veículo

A Ford Motor Company Brasil Ltda. convocou nesta sexta-feira (8), os proprietários dos veículos modelo Fusion 2014 a 2018, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição do parafuso de fixação do volante.

Identificação dos veículos envolvidos

Modelo 2014 fabricação 2/8/13 a 28/6/14 chassis ER116259 a ER383485

Modelo 2015 fabricação 24/4/14 a 6/4/15 chassis FR100046 a FR298356

Modelo 2016 fabricação 21/3/15 a 4/4/16 chassis GR100433 a GR371114

Modelo 2017 fabricação 12/3/16 a 14/7/17 chassis HR120929 a HR371194

Modelo 2018 fabricação 16/6/17 a 7/3/18 chassis JR104638 a JR189324

No comunicado, a empresa informa que pode haver perda da força de fixação do parafuso que prende o volante à coluna de direção do veículo. Nesta situação, o condutor perceberá, inicialmente, uma oscilação vertical do volante e, em caso de uso prolongado do veículo, pode ocorrer o desprendimento do volante da coluna de direção. Este defeito resultará na perda de controle do veículo, aumentando o risco de acidentes com lesões físicas aos ocupantes e terceiros.

Para agendamento e mais informações, a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/. Com informações do Portal do Procon-SP.

Campo obrigatório