Intenção de consumo de famílias paulistanas cai
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo, avaliado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), caiu 2,6% em abril, em relação a março, chegando aos 119,7 pontos, a menor marca da série histórica, iniciada em 2009. Quando comparado ao mês de abril do ano passado, o indicador apresenta queda ainda maior, de 7,3%.
© Reuters
Economia Fecomercio
O item perspectiva profissional foi o que mais recuou, caindo 7,3%, seguido por momento para duráveis, que apresentou retração de 3,7%, e nível de consumo atual, com baixa de 3,5%. Já o que aponta a perspectiva de consumo caiu 2,7%. Acesso ao crédito e renda atual tiveram diminuições de 0,9% e 0,5% respectivamente.
Segundo os economistas da Fecomercio-SP, o resultado é efeito do panorama econômico conturbado dos últimos meses e da preocupação dos paulistanos com a pressão inflacionária, o encarecimento do crédito e o baixo crescimento econômico. A federação aponta que também é motivo de temor para a população da cidade de São Paulo a prolongada seca e a provável crise de abastecimento de água.
Os economistas da entidade preveem que a tendência para os próximos meses é a de que o pessimismo se mantenha entre os consumidores, causando prejuízo ao comércio mesmo em datas comerciais importantes, como o Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Namorados, em junho.