Banco Central da Turquia eleva taxa de juros para 24%
A medida impulsionou a lira e pode aliviar as preocupações dos investidores sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária
© Reuters
Economia Política Monetária
O Banco Central da Turquia elevou sua taxa básica de juros em 6,25 pontos percentuais nesta quinta-feira (13), em uma medida que impulsionou a lira e pode aliviar as preocupações dos investidores sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária.
O banco aumentou a taxa de recompra de uma semana para 24%, o que significa que os aumentos chegam agora a um total de 11,25 pontos desde o final de abril, em uma tentativa de conter as perdas da lira.
A decisão foi tomada apesar de Erdogan ter repetido sua oposição aos juros altos nesta quinta-feira, dizendo que a inflação elevada é resultado de decisões erradas do banco central.
+ Vendas no varejo de combustíveis caem ante julho de 2017, diz IBGE
A lira se firmou para cerca de 6 ante o dólar após a decisão. Antes estava na faixa de 6,4 por dólar.
A moeda perdeu 40% de seu valor diante o dólar nesta semana.
Em agosto, a inflação ao consumidor atingiu 17,9%, nível mais alto desde o final de 2003, levando o banco central a afirmar que iria ajustar sua postura monetária na reunião de setembro diante de "riscos significativos" à estabilidade de preços. Com informações da Folhapress.